terça-feira, 28 de abril de 2015

Romance de época - Projeto Leitura Mágica 2015


A Abadia de Northanger - Jane Austen
Heroínas de Jane Austen


Clique na imagem para aumentar

Percebi que falar de Jane Austen, é complicado. Deveria ser ao contrário, já que sou fã de carteirinha. Talvez por isso que assim o seja.



O livro que escolhi para o desafio foi ‘A Abadia de Northanger’, li e reli outros livros de Jane Austen mas, esse foi novidade. E coloca novidade nisso!

“Uma nota sobre o texto – ‘A Abadia de Northanger foi escrita de 1797 a 1798, sob outro título. O manuscrito foi revisado em 1803 e vendido a um editor de Londres, Crosbie & Co., que o revendeu em 1836. O texto da Signet Classic foi baseado na primeira edição, publicada por John Murray, em Londres, no ano de 1818 – o ano seguinte à morte da senhorita Jane Austen.' ” (pg. 137)

É um dos trabalhos mais divertidos de Jane Austen e recheado de ironia e muito mais sarcástico.

O que também me chamou a atenção, são as referências aos romances góticos. Catherine Morland nossa heroína, leitora compulsiva, tem como autora preferida, Ann Radcliffe (Mistérios de Udolpho), livro de 1794. Em off, fiquei com vontade de ler.  (rs) 

Austen nos diverte, com a ideia de eventos sobrenaturais, da criativa cabecinha de Catherine Morland. Também cita trechos, sempre como referência a pensamentos e atitudes desta menina de 17 anos.

Catherine Morland, vive num pacato vilarejo. Bom por aí você já imagina uma linda moça, educada e cheia de formosura, só que não!!!! Veja como nossa autora a descreve: 

“Ninguém que tenha visto Catherine Morland em sua infância poderia supor que ela tivesse nascido para ser uma heroína”. ... "foi tão correta quanto os demais. Dona de compleição magra e estranha, pele pálida, sem cor, cabelos pretos e escorridos,...” “Era apaixonada pelas brincadeiras dos garotos...” e por aí vai. Você que já leu alguma obra de Jane Austen imaginaria uma heroína assim, pois bem, Jane a criou.

E não é só nossa heroína que  tem toda essa ‘formosura”, outros personagens também nos diverte e nos deixa irados. Austen nos apresenta através de cada um deles a sociedade da época. 

O Senhor e Senhora Allen(mulher futil), ricos e sem filhos, vizinhos de Catherine, é convidada por eles pra passar uma temporada na cidade de Bath. 

Isabella Thorpe (interesseira) que se torna sua melhor amiga, digo de passagem “amiga da onça”. 

John Thorpe (inconveniente), irmão de Isabella , vive cortejando Catherine, rapaz de língua afiada e mentiroso, amigo de James Morland (o chato), irmão de Catherine, apaixonado por Isabelle Thorpe.

Henry Tilney é o par romântico de Catherine. Ele dá asas à imaginação de Catherine, ele é descrito como um homem comum, sem nada de especial em sua fisionomia mas, bondoso, sarcástico e inteligente. Seu pai Coronel Tilney, proprietário da Abadia de Northanger(‘um obstáculo ao humor dos seus filhos’), seu irmão mais velho Capitão Tilney e sua irmã Eleanor(doce e retraída) o oposto de Isabella, aos poucos se torna amiga de Catherine.

Tudo acontece entre passeios, bailes, artimanhas, compras, convites inesperados, paixões. O ápice da história, quando Catherine recebe o convite para conhecer a Abadia, ali ela coloca sua imaginação pra funcionar. Ela mistura realidade com suas leituras, faz uma salada mista.

Henry colabora muito pra que a imaginação de nossa heroína flua.

“ E você está preparada para encontrar todos os horrores que um prédio ‘igual aos que se lê’ podem proporcionar? Seu coração é resistente? Seus nervos são adequados para estantes deslizantes e tapeçarias?” 

“Catherine tremeu dos pés à cabeça”. ... “ A tempestade lá fora estava terrível!” ... O manuscrito, tão surpreendentemente encontrado...” “ a tranca da sua porta era agitada...” 
“Que os céus não deixem Henry Tilney saber de sua fantasia!” 

De ingênua, ela passa a amadurecer na trama, começa ver as coisas como realmente são. 

Jane cria situações inusitadas e engraçadas. Um romance cativante, repleto de surpresas, irônico e deixa claro como funcionava a sociedade e o lugar da mulher em sua época.

Jane Austen, recomendo sempre!

Veja também: Mansfield Park
                          Orgulho e Preconceito
                          Razão e Sensibilidade

15 comentários:

  1. Adorei a página e, nunca li Jane Austen mas tá na lista eterna ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ler A Abadia de Northanger, leia (Orgulho e Preconceito) ou (Razão e Sensibilidade), vai por mim! Bjs. Monica Castro

      Excluir
  2. Amei suas páginas de abril Nice, principalmente essa
    li esse livro há muitos anos atras, ler Jane é sempre bom!
    bjins
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane Austen é tudinho de bom!!!! Lolô Artesanato, bjs!

      Excluir
  3. Suas resenhas são muito boas, pois nos dão uma visão bem completa da obra. Ah! Estou lendo Razão e sentimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia Mutz, fico feliz em poder servir de incentivo! Razão e Sentimento é lindo, encantador é Jane Austen ... boa leitura, depois me conte se gostou, sim! Obrigada pelo carinho. bjs

      Excluir
  4. Amei sua resenha! Fiquei com vontade de ler! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline Salmon! Menina tive dificuldade em escrever, até agora acho que falta algo, fico feliz por ter gostado. Leia sim vai amar. Mas, se ainda não leu nada da Jane Austen, que este não seja o primeiro, leia outro como: Orgulho e Preconceito / Razão e Sentimento. bjs Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  5. Linda página, Nice. Preciso ler esse romance com urgência, parece muito diferente de todas as demais obras. Depois conversamos sobre minhas impressões.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia Dias, esse livro é muito diferente, você vai amar, aguardo sim sua opinião! Obrigada pelo carinho.Bjs

      Excluir
  6. Flor, adorei sua página! Por enquanto eu só li Razão e Sensibilidade e achei belíssimo... Bjo enorme!

    ResponderExcluir
  7. Esse eu não conhecia dela.
    Será que arrisco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, Jane Austen sempre vale apena! Leia depois me fala o que achou. bjs.

      Excluir
  8. Também fiquei com vontade de encarar os romances góticos, kkkk. Adorei a parte das meninas falando sobre livros . Identificação total!
    Bjs.

    ResponderExcluir