quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tempo de comemorar - Dia Nacional do Livro

Como é gostoso comemorar! E comemoração tem que ter amigos para partilhar!
Meus Amados Clássicos

Hoje teremos nossa primeira postagem coletiva, com amigas especiais: Ale Dossena, Patricia Dias e Marcia Nogueira. Todas fãs de Austen do grupo Heroínas de Jane Austen. No final do post, tem o link dos blogs, para você curtir, comentar e partilhar!

Origem do Dia Nacional do Livro

O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc. Formando assim, o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil.

E as primeiras disposições da Biblioteca foram na cidade do Rio de Janeiro, em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo.

O Brasil começou a editar seus próprios livros em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Aqui no Brasil se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de Abril , homenagem ao escritor Monteiro Lobato.

Em 23 de Abril, o Dia Internacional do Livro, que surgiu na região da Catalunha, Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes.

"Um Clássico não é um livro antigo, fora de moda, é um livro eterno e sempre na moda."
Hoje é um bom dia para iniciar uma leitura. Aventure-se!!!

Visite também os blogs:

Ale Dossena - http://alehartesanato.blogspot.com.br

Patricia Dias - https://casinhadelivro.wordpress.com / 

Marcia Nogueira - http://scrapnauta.blogspot.com.br




5 comentários:

  1. Adorei a postagem, Nice. Incentivar a leitura é sempre bom. Eu li ano passado um livro super interessante sobre a criação dessa biblioteca e como os livros vieram de Portugal.
    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer a origem da data Nice!! Muito legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita e mensagens meninas, muita Paz e Bem!
    E Boa leitura!!!

    ResponderExcluir