quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A Conferência dos Pássaros # 6

Olá Viajantes!

Vamos para mais um desencalhe! E desta vez, vamos viajar para Pérsia, com Farid Ud-Din Attar.



Sinopse

"Poema místico-filosófico, composto provavelmente na segunda metade do século XII. Nessa alegoria está simbolizada a busca da divindade empreendida pela alma humana. Para guiá-los nessa peregrinação, os pássaros elegem como líder a poupa, que os incentiva a iniciar a longa e difícil viagem, da qual alguns pássaros logo se esquivam, alegando vários pretextos. Depois da desistência dos fracos, os restantes iniciam a jornada e, através de sete vales – os vales da busca, do amor, da compreensão, da independência, da unidade, da perplexidade e do aniquilamento - , conseguem encontrar Simurgh, no qual reconhecem a mais profunda essência de si mesmos."

A própria sinopse já diz muito deste livro, foi uma leitura bem reflexiva e cativante. Podemos dizer que foi também bem diferente do que estamos acostumadas a ler.

Pássaro Poupa
O pássaro poupa se torna o 'guia', para uma viagem além da capacidade de alguns pássaros, e com muita clareza passa a nos mostrar as qualidades e defeitos do ser humano e também seus medos, para ir em busca da transcendência.

"Tudo o que ouviste, viste ou conheceste não é sequer o começo do que deves saber, e já que a habitação arruinada deste mundo não é o teu lugar, renuncia a ela. Busca o tronco da árvore e não te preocupes em saber se os galhos existem ou não." pg 142

Um lindo poema, além de exótico e bem fundamentado no sufismo persa, conseguimos nós, meros leitores, absorver toda a leitura de forma clara. O que também nos ajuda são as historinhas, contadas de forma simples.

Tudo gira na busca de sentir e perceber a verdadeira natureza de Deus. 

"Se quiseres que o oceano da tua alma permaneça num estado de movimento salutar, morre para toda a tua antiga vida e, depois, silencia."  pg 146

Tela pintada por  Habib Allah
A Conferência dos Pássaros


Esta leitura faz parte do Projeto Desencalha!
Até a próxima leitura!
Nice Sestari










2 comentários:

  1. Oi Nice parece bem interessante este livro, precisamos de livros que passem mensagens que façam o homem pensar sobre a sua existência e seu relacionamento com o próximo.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  2. Olá Vi! Obrigada pela visita. Livros que nos faz refletir, nos ajuda a interagir melhor com o outro. Gostei bastante deste livro! Bjs Nice

    ResponderExcluir