Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2020

A Comédia dos Erros

Imagem
 Olá Viajantes! "A comédia dos erros é tida pelos pesquisadores como a primeira peça de Shakespeare, com sua estréia nos palcos tendo ocorrido provavelmente em 1594. Os erros a que se refere o título são enganos provocados pelas pessoas que conversam alternadamente com um gêmeo e o outro, sendo um residente  de Éfeso, onde se passa a ação, e o outro, estrangeiro. Os gêmeos são idênticos e têm ambos o mesmo nome: Antífolo. As confusões multiplicam-se, assim como a  comicidade da trama, porque há mais um par de gêmeos idênticos em cena, os irmãos que atende pelo nome de Drômio. Sinopse Entreta nto, A Comédia dos Erros não deve ser confundida com uma comédia leve. Muito ao gosto de Shakespeare, ainda que em sua estréia como dramaturgo, os diálogos introduzem considerações sobre a condição feminina e sobre a condição servil; há credores e devedores e a honra de cada um; discute-se o lugar do ciúme no casamento; existe uma autoridade política que procura administrar justiça co...

Histórias para Ler sem Pressa

Imagem
Olá Viajantes! Nossa viagem foi junto com Mamede Mustafa Jarouche, que traduziu diretamente do árabe o livro "Histórias para ler sem pressa". São contos curtos, mas de uma profunda lição de vida. Alguns nos deixou sem entender direito o que realmente queria passar, já que conhecemos muito pouco das tradições árabes.  Outros nos cativaram e nos permitiram fazer uma profunda reflexão. Mesmo em mundos distantes, o ser humano não aprende, continuamos pobres de sentimentos e virtudes. O ilustrador Andrés Sandoval caprichou nas ilustrações, t udo para enriquecer a leitura. Super indicamos! Boas leituras e até breve!  

Narcisa Amália de Campos

Imagem
  Por que sou forte a Ezequiel Freire Dirás que é falso. Não. É certo. Desço Ao fundo d’alma toda vez que hesito... Cada vez que uma lágrima ou que um grito Trai-me a angústia - ao sentir que desfaleço... E toda assombro, toda amor, confesso, O limiar desse país bendito Cruzo: - aguardam-me as festas do infinito! O horror da vida, deslumbrada, esqueço! É que há dentro vales, céus, alturas, Que o olhar do mundo não macula, a terna Lua, flores, queridas criaturas, E soa em cada moita, em cada gruta, A sinfonia da paixão eterna!... - E eis-me de novo forte para a luta. - Narcisa Amália (Resende, 7.9.1886), em "prefácio" ao livro "Flores do Campo" de Ezequiel Freire. Rio de Janeiro, 1874.

# 19 Presente Literário

Imagem
  Samuel Richardson 1689 - 1761 Conhecido como o primeiro romancista da Inglaterra.  Aos 51 anos de idade, publicou "Pamela",  seu primeiro romance,  que cai nas graças do público e se torna um dos autores mais renomados da sua época. Influenciou vários autores, entre eles Jane Austen e Frances Burney. A Igreja Católica o colocou na lista negra, no Index Librorum Prohibitorum, sendo assim, nenhum católico estava autorizado a ler suas obras. Suas Obras: - Pamela - Recompensa da virtude - 1740 (Obra editada no Brasil) - Clarissa - história de uma jovem senhora - 1741 - A história de Sir Charles Gradison - 1753 *  Index Librorum Prohibitorum :    Índice dos Livros Proibidos  era uma lista de publicações consideradas heréticas, anticlericais ou lascivas e proibidas pela Igreja Católica. O  ILP só foi abolido pela Igreja Católica, em 1966, pelo Papa Paulo VI.