Heidi - Clássico da Literatura Infantojuvenil

HEIDI – este livro é um clássico da literatura Infantojuvenil , foi escrito por Johanna Louise Heusser Spyri (1827-1901), Zurique – Suíça. Aos 43 anos de idade, começou a escrever histórias narrando a vida das pessoas do campo. Seu grande sucesso, Heidi, foi editado pela primeira vez em duas partes, uma em 188O e outra em 1881. Posteriormente, essa obra desdobrou-se, formando a conhecida Coleção Heidi: Heidi e Clara no Chalé, Heidi na Fazenda, Heidi nas 
Montanhas, Heidi Viaja, Outra Vez Heidi.
Capa da edição alemã
Faixa etária: de 09 a 10 anos


Heidi tinha 5 anos quando perdeu seus pais, e foi morar por algum tempo com sua tia. Como não poderia mais sustentar a menina, sua tia resolveu deixá-la com o avô paterno. Seu avô era um senhor frio e carrancudo, era cuidador de cabras no alto dos Alpes. Heidi sabia que a vida nas montanasera difícil, mas não sentiu medo. 



Seu avô era um desconhecido para ela. Com aquele jeitinho meigo foi conquistando seu avô e dali nasceu uma profunda amizade. 


Peter era um menino que trabalhava para o avô de Heidi, e logo ele e a pequena Heidi se tornaram amigos e viveram muitas aventuras. 

Passado algum tempo onde tudo foi se ajeitando, a tia de Heidi retorna para buscá-la. Mesmo contra vontade Heidi obedeceu. 

Na casa da tia, Heidi conhece Clara, uma garotinha que vivia numa cadeira de rodas. E adivinhem: as duas se tornaram boas amigas. 

Mas, com saudades de seu avô e das montanhas Heidi adoece e sua tia, ao ver que era grave, leva a doce menina de volta aos Alpes. 

Clara, uma amiga muito fiel, foi visitá-la para matar a saudades. Peter, com ciúmes de Clara, pega sua cadeira e joga morro abaixo. E dizem que os fatos ocorrido depois foram reais. 

Heidi, garotinha de coração nobre, surpresa com a atitude de seu amigo Peter e comovida com a situação de sua amiguinha Clara, num gesto nobre ensina sua amiga a andar, realizando assim um milagre. 

Deu vontade de ler o livro para saber mais sobre esta menininha, não é mesmo! 

Além do livro, a história de Heidi já virou filme e desenho.



(1937) - filme dirigido por Allan Dwan

                 (1952) - filme dirigido por Luigi Comencini















                Heidi und Peter –
(1955) filme dirigido por Franz Schnyder

(1968) - filme feito para TV 
com Jean Simmons e Maximilian Schell
















           Heidi's Song (1982) - filme norte-americano 
de animação produzido pela Hanna-Barbera.


 
(1974) - anime criado por
Isao Takahata e Hayao Miyazak
(2005) - filme dirigido por Paul Marcus
 (1995) - curta metragem nipo-americana 
de animação



Heidi 3D - série de desenho animado 3D franco-australiana


























Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Románov #3

Adélia Prado

O Pequeno Príncipe - A história do filme -