quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

E o que é Literatura Gótica?

Neste primeiro mês do ano, no Projeto "Tem que ler mesmo?", na modalidade "Classe Economica" , sugerimos como leitura livros de "literatura gótica". Não é um gênero conhecido para muitos, mas podemos descobrir que estão mais presentes do que imaginamos.

Segundo o site InfoEscola, este gênero possui como característica paisagens da Era Medieval, como os palácios, templos, florestas; também possui personagens melodramáticos, como donzelas, cavaleiros, vilões; podem envolver mistérios do passado, previsões do futuro, um pouco de terror, morte, fantasmas etc. Ele pode se confundir um pouco pois nos apresenta traços entre o romance e o romanesco. Dizem que este tipo de literatura surgiu na Inglaterra, no século XVIII. A primeira publicação deste gênero foi "The Castle of Otranto- a gothick story", em 1764, por Horace Walpole. 

"Ann Radcliffe foi uma escritora inglesa e pioneira do romance gótico. Seu estilo é romântico em suas vívidas descrições de paisagens e cenas longas de viagens, no entanto, o elemento gótico é evidente através de seu uso do sobrenatural."

Abaixo temos uma lista de autores e obras deste gênero. Alguns já são conhecidos!

Edgar Allan Poe: A Narrativa de Arthur Gordon Pym; O Gato Preto; O Corvo; A Filosofia da Composição; FairyLand; A Queda da Casa de Usher; Os Assassinatos da Rua Morgue; A Esfinge; A Máscara da Morte Rubra.
Charles Baudelaire: As Flores do Mal; Os Paraísos Artificiais; Pequenos Poemas em Prosa; Miudezas.
Mary Shelley: Frankenstein ou O Moderno Prometeu; The Last Man.
Bram Stocker: Drácula; O Castelo da Serpente; A Joia das Sete Estrelas; O Caixão da Mulher-Vampiro; A Toca do Verme Branco.
Lord Byron: Horas de Lazer; Poetas Ingleses e Críticos Escoceses; A Peregrinação de Childe Harold; O prisioneiro de Chillon; Manfred; Beppo; Don Juan.
Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos; Noite na Taverna.
Augusto dos Anjos: Saudade; Eu e Outras Poesias (único livro de poemas); Psicologia de um Vencido; Versos íntimos.
Cruz e Souza: Brasileiro. Tropos e Fantasias; Missal e Broquéis; Evocações (prosa); Faróis; Últimos Sonetos. 

Ann Radcliffe: Os Mistérios de Udolpho; O Italiano; The Romance Of The Forest; Gaston de Blondeville; The Castles of Athlin and Dunbayne.
Oscar Wilde: O Retrato de Dorian Gray; O Fantasma de Canterville; O Filho da Estrela; Rosa Mystica; Flores de Ouro.
Florbela Espanca: Livro de Mágoas; Livro de Sóror Saudade; Charneca em Flor; Juvenília; Reliquiae; Sonetos Completos.
Emily Dickinson: Poems by Emily Dickinson; The Poems of Emily Dickinson; The Complete Poems of Emily Dickinson.
William Blake: Songs of Innocence; Book of Thel; A Song of Liberty; The Marriage of Haven and Hell; Songs of Experience; The Song of Los; Milton; Everlasting Gospel; Jerusalem.
Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas; Alice no País do Espelho; Algumas Aventuras de Silvia e Bruno; Rimas do país das maravilhas; A caça ao Turpente; Obras escolhidas.
Marion Zimmer Bradley: A Dama do Falcão; A Espada Encantada; As Brumas de Avalon; A Filha da Noite; A Queda de Atlântida; A Colina das Bruxas. 
Boa leitura!!
Fonte:
http://www.infoescola.com/literatura/escritores-da-literatura-gotica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_g%C3%B3tica
http://brasilescola.uol.com.br/literatura/a-literatura-tradicao-gotica

Nenhum comentário:

Postar um comentário