quinta-feira, 21 de março de 2019

# 12 Presente Literário

Maria Firmina dos Reis (1822-1917)
Considerada a primeira romancista brasileira, publicou seu romance 'Úrsula' (1859). Já em 1887 publicou seu conto 'A Escrava', na Revista Maranhense. Muito ativa colaborou na imprensa local, era abolicionista, participou de antologias, fez várias composições musicais, foi a primeira a criar as aulas mistas.
Em São Luis no Maranhão, na Praça do Phantheon, dentre vários bustos de importantes escritores está o de Maria Firmina dos Reis. Detalhe que é a única mulher.

Suas Obras:
Romance
Úrsula (1859)



Poemas publicados

em Parnaso Maranhense (1861), A Imprensa, Publicador Maranhense, A Verdadeira Marmota, Almanaque de Lembranças Brasileiras, Eco da Juventude, Semanário Maranhense, O Jardim dos Maranhenses, Porto Livre, O Domingo, O País, A Revista Maranhense, Diário do Maranhão, Pacotilha e Federalista.

Cantos à beira-mar - Poesias (1871)

Conto
A Escrava (1887) - A Revista Maranhense n° 3
Gupeva (1861/62) O Jardim dos Maranhenses e (1863) Porto Livre e Eco da Juventude

Composições Musicais
Letra e música -
Auto de bumba-meu-boi
Hino à Mocidade
Hino à liberdade dos escravos
Rosinha
Pastor estrela do oriente
Canto de recordação “à Praia de Cumã”

Valsa - letra de Gonçalves Dias e música de Maria Firmina dos Reis

A Edições Câmara, disponibiliza gratuitamente para download o livro Úrsula e outras obras. Veja aqui

4 comentários:

  1. Lindo resgate, temos muitas mulheres importantes em diversas áreas do conhecimento que foram esquecidas pela história, e ao trazê-la para um publicação atual, e ainda por cima disponibilizando a obra para conhecimento de todos, fazemos uma certa "justiça" a essas heroínas do passado.
    Gratidão

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelaide, obrigada pela visita! Verdade temos que resgatar essas maravilhosas obras e principalmente fazer justiça para essas escritoras esquecidas pelo tempo. Paz e Bem! Nice

      Excluir