# 15 Presente Literário

Olá Caros Viajantes!
São Nicolau de Mira

Nicolau nasceu na cidade de Pátara, na Ásia Menor, na metade do século III, por volta do ano de 250, seus pais eram nobres. Foi consagrado bispo de Mira, atual Turquia. Ele é muito amado pelos cristãos e também pelos ortodoxos.



Após a sua ordenação, São Nicolau resolveu: “Até agora eu pude viver para mim mesmo e para a salvação da minha alma, mas daqui em diante todo o momento da minha vida deve ser dedicado aos outros.” E esquecendo a si mesmo, o Santo abriu a porta de sua casa a todos e tornou-se o verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos e benfeitor a todos.

Ele tinha um coração muito generoso e ajudava sempre aos pobres. Era respeitado por seus amigos e conhecidos, conquistou a todos com seu carisma, generosidade, desapego e principalmente seu espirito de oração.


Morreu no dia 06 de dezembro de 326, em Mira. Em 1087 suas relíquias foram transladadas para Bari, no sul da Itália, e a devoção por este exemplo de caridade e amor se espalhou pelo Ocidente. 


A figura de São Nicolau nos remete à inúmeras lendas. Conta uma delas que, certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, no desespero, aconselhou as filhas à prostituição. Nicolau jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.


Conhecido por sua generosidade e junto com a fantasia do povo, Nicolau acaba se "tornando" o Papai Noel, sim, aquele bom velhinho de barba branca, que na noite de Natal distribui presentes.

"Uma das versões aceitas para a definição da imagem do Papai Noel de hoje vem com a publicação de um poema escrito por Clement Clark More, um ministro episcopal, intitulado de “Um relato da visita de S. Nicolau”. O poema foi publicado por uma senhora chamada Harriet Butler, que tomou conhecimento dele através dos filhos de More e o levou ao editor do Jornal Troy Sentinel, em Nova Iorque. Ele foi publicado no Natal de 1823."

Lembrando que, ele foi o santo que mais foi retratado por artistas medievais, perdendo somente para Maria, a mãe de Jesus.

Oração:
Senhor, pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças. Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática. Livrai-me da omissão e da preguiça. Amém.

Curiosidade

Como nasceu a imagem do papai Noel que conhecemos?

"O cartunista alemão Thomas Nast, quem criou o papai noel (santa claus), era ateu e anticatólico. O trabalho de Nast foi concluído pela Coca-Cola. O Papai Noel definitivo foi idealizado na década de 30 para vender refrigerante no Natal, e pegou. Hoje faz parte do imaginário dos ocidentais."


Acreditamos que o papai noel comercial não tem ligação nenhuma com o caridoso São Nicolau!
E lembrando sempre que a figura central do Natal é JESUS!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Indígena

# 20 Presente Literário

Helena de Troia