Memorial de Maria Moura

 Olá, Caros Viajantes!


Fomos para o Ceará, nesta viagem da escritora Raquel de Queiroz!



Um romance de formação, com uma narrativa marcante, a autora com maestria conta a história de Maria Moura, desde sua juventude até a idade adulta.

"Minha ideia era meter na cabeça dos cabras e do povo em geral que ninguém pode avaliar do que Maria Moura é capaz”.

A obra tem três narradores que nos envolve, Maria Moura, Marialva a prima da protagonista e o Beato Romão (Padre José Maria). 

"...Padre José Maria fala sobre as lembranças: O homem feliz é o que não tem passado. O pior dos castigos, para o qual só há pior no inferno, é a gente recordar. O passado te persegue como um cão perverso nos teus calcanhares. Não há dia claro, nem céu azul, nem esperança de futuro que resista aos assaltos da lembranças."

Outros personagens vão chamando nossa atenção no decorrer da história como: Valentim que era artista de circo e apaixonado por Marialva; Duarte filho da ex-escrava  Rubina e  meio irmão dos primos de Maria; João Rufo seu  'padrinho' foi o empregado mais fiel e antigo do Limoeiro, Cirino o ponto fraco de Maria Moura, os primos Irineu, Tonho e a esposa Firma  são o calo no sapato de Maria, entre outros.

Como pano de fundo está o Sertão, a escravidão, a miséria, o autoritarismo,  o lugar da mulher e a sociedade na época.

E principalmente as relações humanas e seus sentimentos mais profundos como medo, rancor, vingança, complexo de inferioridade, mentira, inveja, traição, ambição, superioridade, coragem, remorso, amor, verdade, otimismo, confiança, vínculos de amizade, perseverança.

Apesar de Maria Moura ser a heroína da história, ela não faz grandes feitos, ela é mais articuladora, e em alguns momentos ela se mostra totalmente frágil e insegura. Esperava um pouco mais desta personagem!

"Te aquieta Maria Moura. Você não é mulher de chorar, nem mesmo escondida (…) cadê o cabecel desses homens todos, que comanda de garrucha na mão e punhal no cinto?"

A história como um todo é fascinante e envolvente.

Boas Leituras! Até breve!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# 18 Presente Literário

Adalgisa Nery

# 19 Presente Literário