Drácula

 Olá, Viajantes!

Nunca fomos fãs de vampiros, e para nossa surpresa foi uma leitura fluida e bem interessante.  Contém Spoiler



Com uma narrativa epistolar, este livro é um clássico do romance gótico, escrito em 1897 por Bram Stoker.

O jovem advogado Jonathan Harker, de compromisso com a professora assistente Wilhemina Murray, conhecida como Mina, viaja para Transilvânia, para fechar negócio com um conde de nome Drácula.

Seu anfitrião lhe causa estranheza e com o passar do tempo o advogado percebe estar refém de uma criatura do mal. Drácula não mora sozinho, em seu castelo moram três lindas vampiras, que seduzem o jovem Harker.

Drácula decide ir a Londres, deixando o castelo e seu 'convidado'. Neste mesmo tempo Mina resolve passar as férias com sua amiga de infância Lucy Westenra, em sua casa de veraneio, na costa de Yorkshire.

Lucy é de família rica e vive em uma mansão luxuosa, mas a linda jovem sofre de sonambulismo e como o conde Drácula está próximo, ele se aproveita da vulnerabilidade de Lucy e chupa seu sangue, porém Mina testemunha toda a ação e socorre a amiga.

Sofrendo de estranhos sintomas, Lucy começa a ficar debilitada e de uma palidez extrema! Será que ela está se transformando em vampira?

Harker consegue fugir do castelo e acaba em uma abadia ,com ajuda das freiras é enviado uma carta para Mina, pedindo que ela vá ao  seu encontro.

Com a piora de Lucy, seu noivo Lord Artur Holmwood e seu amigo Quincey Morris, pedem ajuda ao Dr. John Seward (os três haviam se declarado a Lucy). Nada faz com que a saúde de Lucy melhore, é chamado Dr. Abraham Van Helsing, especialista em doenças misteriosas. Porém, o pior acontece,Lucy e sua mãe falecem, esta última de um infarto e são sepultadas.

Alguns dias depois corre a notícia de uma bela jovem que ataca criancinhas. Van Helsing entra em ação e enfia uma estaca no coração de Lucy, fazendo com que ela tenha o sono dos justos.

Harker se casa com Mina, como estão em Londres descobrem que Conde Drácula também está por lá, e incrivelmente mais jovem. Drácula descobre onde Mina está, vai até lá para morde-la.

Após alguns fracassos, Drácula volta para sua terra natal. Porém muitos estão em seu encalço , Van Helsing, Mina , Jonathan e seus amigos. E esse encontro causa uma verdadeira batalha, em que Drácula perde sua vida e Mina supostamente fica livre da maldição de se tornar uma vampira.

Este livro nos aponta algumas questões como a sexualidade feminina na era Vitoriana, a luta com o sobrenatural , a visão cristã na época e seus símbolos, o crescimento da ciência, as mudanças na sociedade, a personificação da mulher ideal.
Após ler Drácula, descobrimos que Bram Stoker, fez Drácula inspirado em  Vlad III, conhecido por Vlad Tepes ou (Vlad, o empalador), foi um príncipe de Valáquia. 
Ele ficou conhecido por sua crueldade para com seus inimigos, seu método de execução era o empalamento.

Indicaremos um livro que fala sobre Vlad III, e também uma série histórica .

 

" Bram Stocker ao recontar, livremente, a história do líder romeno Vlad Tepes, no clássico Drácula, ele conjura uma imagem completamente diferente para o impiedoso nobre que defendeu por décadas o país dos invasores turcos: uma criatura das trevas, sedenta de sangue e imortal. Stocker transformou a palavra Drakul (da Ordem do Dragão) num nome que exala horror, depravação e sensualidade sombria. Em Vlad: A última confissão
C.C. Humphreys  esboça um novo perfil para o conde valáquio. Aqui, ele se propõe a não questionar as ações do guerreiro e apresentá-lo de forma crua para que os leitores façam seu próprio julgamento."

Está na lista de - livros para ler -



Série Histórica - Ascensão: Império Otomano Maomé vs. Vlad - está na Netflix

"O sultão otomano Maomé II empreende uma campanha grandiosa para tomar Constantinopla, capital do império bizantino, definindo o curso da história por séculos."


Super recomendo!







Até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# 18 Presente Literário

Adalgisa Nery

# 19 Presente Literário