Úrsula


Olá, Caros Viajantes!
Nossa viagem foi para o Maranhão, de 1859, com Maria Firmina dos Reis!

"Mesquinho e humilde livro é este que vos apresento, leitor. Sei que passará entre o indiferentismo glacial de uns e o riso mofador de outros, e ainda assim o dou a lume."   palavras da autora

Uma leitura que cativa desde o inicio, com sua simplicidade, verdades, uma obra bem estruturada e de contextualização histórica!

A autora conta com maestria a história de um grande amor entre Tancredo e Úrsula, amor este que se torna um desafio, pois tio de Úrsula a quer para si. Com um final surpreendente!

"— Amais-me, Úrsula?!... Um súbito rubor, melhor que a rosa, tingiu as faces da delicada virgem, e ela baixando os olhos, disse-lhe: — Talvez!... – a voz era tão débil que semelhou o doce murmúrio de queixoso ribeiro. Mas, enquanto os lábios diziam simplesmente talvez, o coração desfeito em transportes de inefáveis doçuras sonhava as venturas do paraíso. E sua inquietação, e suas noites de vigília, já não eram para ela um penoso mistério, ou uma forçada dissimulação. Úrsula confessou a si mesma, que aquilo que sentira, era verdadeiro e ardente amor."

Úrsula moça pura, altruísta, bela e inocente. Tancredo moço rico, carrega um passado triste, nutre amizade com Túlio e ambos tem uma alma bondosa e sincera.

Personagens secundários nos chama a atenção como: Antero um homem sofrido e que se deixou levar pela bebida. Suzana foi brutalmente retirada de sua terra natal, deixando lá seus filhos, marido e familiares. 

Túlio, Suzana e Antero representa toda a situação dos negros da época, desde manifestações culturais, sofrimento, luta por igualdade e sentimento de pertença.

"Senhor Deus! Quando calará no peito do homem a tua sublime máxima – ama a teu próximo como a ti mesmo –, e deixará de oprimir com tão repreensível injustiça ao seu semelhante!... Àquele que também era livre no seu país... Àquele que é seu irmão?"

Com o contexto histórico da escravidão no Brasil, com atos desumanos as maldades dos donos da terra, o papel da mulher e dos negros, a luta pela liberdade, vai nos fazendo refletir e se questionar. Uma obra ímpar!

Este romance foi o primeiro de literatura afro-brasileira escrito por uma mulher!

É possível encontrar esta obra para Download  aqui!

Até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# 18 Presente Literário

Adalgisa Nery

# 19 Presente Literário