sábado, 28 de março de 2015

Sick Lit - Projeto Leitura Mágica 2015


Dibs: em busca de si mesmo - Virginia M. Axline



Bom pessoal, após ler -Porque coisas ruins acontecem as pessoas boas - , fiquei na dúvida se era ou não Sick Lit, resolvi complementar com esta leitura, Dibs: em busca de si mesmo  .

Dibs, tem 5 anos de idade, uma criança de comportamento estranho, agressivo e desligado do mundo.
Seu pai era um cientista famoso e ausente. Sua mãe uma cirurgiã e frustrada, já que teve que abandonar a carreira por causa de Dibs. Ele também tem uma irmã a Dorothy.

Com o comportamento estranho de Dibs na escola, ora de uma inteligência especial e ora de retardamento mental. A escola resolve chamar um especialista em psicologia.

Assim começam as sessões com Dibs. Ele tratava a psicóloga por D.A. Ela usou a ludoterapia, realizada no Centro de Orientação Infantil, onde  trabalhava. No início do tratamento com brinquedos, ele ficava sempre quieto e mostrava o quanto não gostava de sua família e permanecia sempre de 'portas fechadas'.
Conforme as sessões caminhavam, Dibs ia melhorando, se descobrindo. Suas angústias foram transformadas em alegria. A forma como falava pela pouca idade era surpreendente. Começou a ter mais confiança em si mesmo.
Com as sessões regulares, começou a interagir mais com os colegas, dialogava, aprendia melhor, mostrou seus conhecimentos, aqueles escondidos.
Dibs era autista e com a ajuda da D.A, ele conseguiu se encontrar.
Antes que me esqueça, a psicóloga D.A. assim chamada por seu paciente, é a autora deste livro, uma história verídica da Sra Virginia M. Axline.

Um livro comovente!



Quando coisas ruins acontecem as pessoas boas  - Harold S. Kushner


Este livro nos faz refletir nossas atitudes, conceitos e o que pregamos quando o sofrimento está no outro e quando chega até nós.
Depois da morte de seu filho, com 14 anos na época, o Rabino Harold teve que reaprender a lidar com sua dor, mudar suas opiniões, atitudes e saber que a natureza segue suas próprias leis.
O Rabino começa a ver Deus de uma forma diferente, às vezes estranha, quando coloca Deus de lado e começa a ser mais racional.
Algumas partes do livro discordei, outras até agora faço minhas reflexões e estou em busca de mais detalhes em outros livros.
Tenho certeza que Deus, na sua infinita bondade, nos dá forças e sabedoria, para suportar as surpresas da vida. Devemos ter em mente que Deus não é um mágico esperando o espetáculo começar, para que a platéia veja os seus “truques”. E que Ele não é um Pai rancoroso, que escolhe quem vai sofrer ou não.
Mesmo no silêncio Ele está ali... o livro nos dá uma dimensão do quanto nos culpamos e sofremos, por falta de entendimento. Também cita livros e historinhas que torna o livro mais leve, em alguns momentos.


Convido vocês a lerem e depois deixe sua opinião.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Que legal que gostou!!! obrigada pela visita e carinho!

      Excluir
  2. Boa dica, Nice.. vai para minha listinha.... :) bela página...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Jaryna essas listinhas só crescem né (rs)

      Excluir
  3. Amei os livros e as páginas!
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs...

    ResponderExcluir