Tempo de Comemorar!

O mês de abril está repleto de comemorações e o Ipsis Litteris não poderia deixar passar em branco. Então, mãos a obra!



Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento (Odense, 2 de Abril de 1805 — faleceu em Copenhagen, 4 de Agosto de 1875). Foi escritor e poeta de histórias infantis, nascido na atual Dinamarca.






Andersen escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.






Entre os contos de Andersen destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, A Rainha do Gelo, A Pastora e o Limpa-chaminés, dentre outros.



 Se perguntarmos a uma criança quem escreveu a Pequena Sereia ou, quem sabe um desenho mais em voga hoje, Frozen, com certeza responderá que foi a Disney. Gracinha da mamãe, só que não... 







Frozen foi baseado no conto de fadas “A Rainha das Neves”, de Hans Christian Andersen, publicado em 1845. Assim como outros desenhos já citados.






Você sabia que o prêmio internacional mais importante do gênero Infantojuvenil, leva o nome de “Hans Christian Andersen”, é considerado o pequeno Nobel de Literatura?!

E o mais legal ainda, três brasileiros já receberam este prêmio. 
1982 - Lygia Bojunga - escritora; 
2000 - Ana Maria Machado - escritora; 
2014 - Roger Mello – ilustrador. 


Foi lançado, em 2003, o filme “A vida num conto de fadas” no original “Hans Christian Andersen: My Life as a Fairy Tale”, em que mescla sua vida com seus contos.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Románov #3

Adélia Prado

O Pequeno Príncipe - A história do filme -