"O menino do pijama listrado" - John Boyne

Resultado de imagem para livro o menino do pijama listrado
Hoje vamos falar um pouquinho de um livro sensacional: "O menino do pijama listrado".


Se você se lembrou do filme, é sobre ele mesmo! Como sabemos, sempre há diferenças entre o filme e o livro, por conta de adaptações que precisam ser feitas. Eu assisti o filme muito antes de pensar em ler o livro e, claro, que os personagens do filme já aparecem imediatamente quando estamos lendo. Mas isso é um detalhe e não tira a beleza do livro.

"Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as
atividades de seu pai. 'O Menino do Pijama Listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável." (Saraiva.com)


Para quem gosta da temática da Segunda Guerra Mundial, é um livro que nos faz refletir sobre como as crianças encaram toda essa situação. Bruno não tinha maldade, não via diferença entre ele e o pequeno Shmuel. Quantos, será que não passaram por situação parecida? Quantos não se questionavam do porquê disso tudo? É um livro na qual podemos pensar em nossas atitudes, enquanto adultos. Por quê não mantermos nosso coração como de uma criança?

Particularmente, apesar de ser triste, gostei muito da história. Acredito este é daqueles livros que a gente relê por muitas vezes na vida.

E você? Já leu também? Conta pra gente o que achou...


Comentários

  1. Oie... eu também só assisti ao filme, e como foi sofrido pra mim... que história linda. Ainda não tive coragem para ler o livro mas imagino que seja tão lindo quanto!
    Beijos Monalise
    www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Románov #3

Adélia Prado

O Pequeno Príncipe - A história do filme -