Novelas Inacabadas


Jane Austen - Novelas Inacabadas - Os Watsons / Sanditon
Uma vez Jane sempre Jane! O que dizer... pena não ser uma obra completa.

 
Os Watsons, foi escrito por volta de 1803 /1805  em Bath. A heroína é Emma Watson, a caçula da família de seis irmãos. Ela morou um longo tempo com uma tia rica,  tem modos refinados , educada, bonita e se surpreende com a maneira como as irmãs se comportam, principalmente quando o alvo é um homem para chamar de seu. E sendo pobres, imaginem a vontade de se casar.

Tudo acontece com um grande baile, ali nossa protagonista conhece com que tipo de gente está lidando. Emma não passa em branco no salão, se comporta muito bem, muitos curiosos querendo saber quem é a moça.  Emma e Charles foram o casal mais notado de todo o baile. E como toda festa que se preze, tem assunto por longos e longos dias.

"[...] Emma sentia-se em paz longe das terríveis mortificações de uma companhia que lhe era desagradável e da discórdia da família, além da momentânea necessidade de suportar uma prosperidade insensível, uma presunção vulgar e uma estupidez obstinada, inculcadas num temperamento deplorável." 

"Emma tornara-se uma pessoa sem importância para todos, um peso para aqueles com cujo afeto não podia contar, um ser a mais numa casa já por si só superlotada, em meio de mentes inferiores ... bem como de pouca esperança de algum futuro amparo."

Sanditon, ficou inacabado porque Jane Austen veio a falecer (1817). Com uma mistura de divertimento e descrença na sociedade. Jane já percebendo as mudanças da sociedade vai descrevendo seus personagens com seu humor sarcástico.
A heroína da história, uma moça muito inteligente e observadora, é convidada pelo sr. Parker e sua esposa, para passar uns tempos no balneário de Sanditon. Ali, é apresentada a nova sociedade de consumo especulativo. Como não poderia faltar uma senhora de dar nos nervos, a tal Lady Denham e seu leite de jumenta, faz com  que nossa heroína Charlotte Heywood, perceba as falsas intenções desta senhora  manipuladora.
Os irmãos do sr. Parker são personagens divertidos, hipocondríacos e tolos em alguns momentos. 

"Não quero me exculpar pela vaidade de minha heroína. Se há jovens dessa idade no mundo que sejam mais surdas à imaginação ou menos ciosas de agradar, eu não as conheço e nem quero conhecê-las."

"O grande objetivo da vida de Sir Edward era ser sedutor. Com as qualidades pessoais que sabia possuir, e todos os talentos que a si mesmo atribuía, considerava a sedução um dever."

"Um pouco de  novidade faz bastante efeito numa cidade pequena."

Foi uma leitura muito gostosa, recomendo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Románov #3

Adélia Prado

O Pequeno Príncipe - A história do filme -