O Império Otomano #1/200 ...

Olá Caros Viajantes!

Nossa primeira viagem do Projeto Mundo em Livros foi para Kosovo! Como foi difícil achar um livro que falasse deste país.
Escolhi O Império Otomano - Das origens ao século XX, escrito por Donald Quataert.

Como eu disse foi difícil achar um livro e continua sendo, o livro que escolhi na verdade cita  Kosovo, mas não entra em detalhes sobre o país. O livro é mais focado no Império Otomano.

A leitura para Kosovo, deixarei em aberto. Assim que encontrar um livro mais detalhado do país, comento com vocês.

Já a leitura  que fiz, foi tão proveitosa que não tinha como não comentar. Nossa, esse livro foi uma descoberta, nunca tinha ouvido falar dos Otomanos, de suas conquistas, cultura e derrotas. Foi uma lição de história pra mim. 

O Império Otomano foi uma potência por séculos e séculos, cada capítulo nos é apresentado personagens reais, seus costumes, jogo político, a sociedade da época, a economia e seu declínio depois da Primeira Guerra Mundial.

Os Otomanos tomaram as cidades de Meca e Medina (1517), importantes e sagradas para eles. Após essas conquistas, o soberano se torna líder do islamismo.

Um detalhe que me chamou a atenção foi a tolerância que eles tinham em relação à tradição religiosa do povo dominado.

Gostei que há vários mapas e fotos, que vão nos dando, sem perceber, mais intimidade com o texto. Não é um romance e sim um livro histórico, muito rico em detalhes.

Quando conhecemos um pouco da história de um povo, podemos admirá-lo ou não, mas entender o passado nos dá uma abertura maior de compreensão para o nosso presente.

Desejo ler mais sobre este povo! Foi uma viagem maravilhosa!

Conheça nosso Baú de Projetos!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fique onde está e então corra #8/200

Os Románov #3

Adélia Prado