O Nome da Rosa #2/200

Olá caros viajantes!
Nossa viagem foi para Itália...


Sem dúvida é um clássico que todos deveriam ler. Por conta do tipo de linguagem, pode ser uma leitura demorada ou cansativa, mas fazendo uma boa análise e refletindo sobre as questões apresentadas, verão que vale a pena. 

Umberto Eco é o primoroso autor deste livro de 1980, que já foi adaptado para os cinemas. Sabem como é, adaptações são adaptações, nada melhor que o livro. 

A trama se passa na Idade Média, tempo em que a inquisição reinava e tantas contradições aconteciam. Um tempo em que a Igreja Católica tinha grande poder e não aproximava os leigos da forma como é hoje, em que a maioria entende os ritos, a liturgia, entre diversos temas que são abertos a todos. Também aborda temas como as heresias, a pobreza dos franciscanos etc. 

Guilherme de Baskerville é o monge, ex-inquisidor, que vai para a Abadia discutir assuntos referentes ao modo de vida dos monges franciscanos, se devem ou não possuir riquezas, por exemplo. Mas neste meio tempo, acontecem mortes misteriosas que o fazem investigar a fundo o que está por trás de tudo isso. Quem narra toda a história é Adso de Melk, um jovem “aprendiz” que acompanha Guilherme nesta grande viagem. 

A Abadia em que se encontram possui a maior biblioteca que se pode imaginar. Muitos monges passam seus dias copiando manuscritos para enviar a outras bibliotecas ou copiando livros para fazer parte de seu próprio acervo. Diferente de hoje, o bibliotecário era o único a ter acesso aos livros, pois ali encontravam-se obras sagradas, mas também profanas, que deveriam ficar longe dos olhos menos preparados. 

Muitos monges são citados na história, cada um com algo de misterioso e diferente. Um deles, o venerável Jorge de Burgos, odeia o riso e tudo que pode provocá-lo. Proíbe expressamente que os monges riam, pois isso não era algo de Deus. 

Dentro de todo o mistério envolvendo essas mortes, o final é surpreendente. Como já ouvi falar uma vez, passando as 100 primeiras páginas tudo fica melhor. A maneira como Eco escreve, nos leva realmente para aquela época. 

Um livro excelente! Que vocês, caros leitores, possam se deliciar nesta aventura...

Esta leitura faz parte do Projeto "O Mundo em Livros" saiba mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Indígena

Helena de Troia

São Francisco de Assis para crianças!