# 11 Presente Literário

José Mauro de Vasconcelos (1920-1984) foi escritor. 
Quando jovem foi carregador de bananas, instrutor de boxe e operário. Já em São Paulo, trabalhou como garçom de boate. Iniciou o curso de Medicina, mas não conclui. Recebeu uma bolsa para estudar na Espanha, não se adaptou a vida acadêmica.  
Junto com os irmãos Villas-Boas, se aventurou em uma viagem pelos rios da região do Araguaia. O resultado foi seu livro de estreia “Banana Brava” (1942), relata o mundo do garimpo da região.
José Mauro de Vasconcelos  também trabalhou em diversos filmes, recebeu o Prêmio Saci de Melhor Ator Coadjuvante e o Prêmio Saci de Melhor Ator.

Suas obras:
Barro Branco (1945) Primeiro sucesso de crítica
Longe da Terra (1949) 
Vazante (1951)
Arara Vermelha (1953)
Arraia de Fogo (1955)
Rosinha Minha Canoa” (1962) Esta obra foi utilizada no curso de Português na Sorbonne, em Paris. Foi seu grande sucesso.
Doidão (1963)
Coração de Vidro (1964)
Meu Pé de Laranja Lima (1968) Maior sucesso popular. Obra adaptada para o cinema e televisão.
Rua Descalça (1969)
O Palácio Japonês (1969)
Farinha Órfã (1970)
Chuva Crioula (1972)
O Veleiro de Cristal (1973)
Vamos Aquecer o Sol (1974)


Comentários

  1. Meu Pé de Laranja Lima foi um de meus primeiros livros, me marcou profundamente, ainda tenho memórias de quando o li nos dias que passei na casa de minha tia/madrinha...Vejo-me ali na área da casa com piso de cerâmica vermelha, sentadinha, vivendo com Zezé cada emoção...Devia ter uns 8 anos.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva obrigada pela visita!Tanto o livro quanto o filme também me marcou muito, por sua delicadeza e simplicidade, boas lembranças da infância! Recomendo 'Coração de Vidro'. bjs. Nice

      Excluir
    2. Nice, também gostei muito do filme, a última versão não assisti, mas aquele antigo eu adorei. Também assisti a novela que passava na Band...Vou ver se consigo assistir a última versão.
      Obrigada pela dica de Coração de Vidro!
      Abraço!

      Mandei o link com uma poesia por e-mail, não sei se recebeu então deixarei aqui tbm, dizem que e-mail já virou meio de comunicação de gente idosa hehehe

      https://pinceladaspapoepoesia.blogspot.com/2012/04/urgencia.html

      Depois me passa o link do blogue de poesias?

      Excluir
  2. Dalva, me desculpe não vi o e-mail. Já passei no link e amei a poesia. Vou posta-la no inicio de março te aviso, ok. Muito obrigada pelo carinho e confiança! Parabéns por esta alma poeta que nos traz alegria, bjs Nice

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fique onde está e então corra #8/200

Os Románov #3

Adélia Prado