Dia da Literatura Brasileira

Oiiii pessoal, tudo bem?!

Você sabia que, além do Dia do Trabalho, hoje é dia da Literatura Brasileira?

Segundo diversas fontes pesquisadas, este dia homenageia o escritor José de Alencar, que nasceu em "1 de maio de 1829, e ficou conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país exatamente como ele era, ou seja, com os personagens típicos do Brasil, como o índio e a vida no sertão nordestino". (Calendarr Brasil)

Ele é autor de: Senhora, Iracema, O Guarani, A Viuvinha, Cinco Minutos, Lucíola, Til, A Pata da Gazela, entre muitoooos outros...

É bem bacana começar um novo mês com esta comemoração!! 
No site Biblioo saiu um artigo bem bacana falando sobre estas comemorações. Para dar uma conferida, é só clicar aqui.


Qual livro da Literatura Brasileira você mais gostou de ler? Ou, até mesmo, qual você não gosta? Conta pra gente!!!


Comentários

  1. Oi Ale, Monteiro Lobato, Aluísio Azevedo, José Mauro de Vasconcelos, alguns estão ligados a infância e adolescência, tínhamos que ler na escola, Monteiro Lobato foi o primeiro livro que meu pai me deu.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monteiro Lobato encantou e encanta a todos, né?! Que lembrança boa!!! Obrigada pela visita!
      Bjinhuuus!
      Ale

      Excluir
  2. Oi Ale! Por mais que as mídias mudem e o mercado literário sofra com isso, sempre terá seu valor, este é inquestionável.
    O livro que marcou minha infância e me fez questionar a vida foi O Meu Pé de Laranja Lima, que li nas férias na casa de minha madrinha. Acho que por isso é meu favorito até hoje. Quando do lançamento do último filme ganhei um kit (livro, marca-páginas, camiseta e sacola ecológica) em uma promoção, fiquei tão feliz porque nunca imaginei ganhar, pois era por votação e eu odeio esse lance de ganhar por votação, sempre ganha o mais popular e não o melhor. De qualquer forma valorizou minha participação, pois não pedi voto para ninguém.
    Abração e viva a literatura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva!!!
      Nossa, que legaal, ganhou até kit!!! Essas coisas de votos é bem complicada mesmo...
      Sim, a literatura brasileira tem seu valor mesmo e é preciso incentivar as pessoas a conhecerem um pouco dela. Obrigada por sua visita!!
      Abraçoooos!!
      Ale

      Excluir
  3. Abril e sempre tempo para ler e refletir.

    Desconhecia que o 1º de maio para além de ser Dia do trabalhador, era tb dia da Literatura Brasileira. Obrigada pela informação.

    Tenho lido poucos livros de autores brasileiros, mas gostei muito de Erico Veríssimo e Machado de Assis.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Verdade, Abril é um mês recheado de reflexões sobre leitura!! Obrigada por sua visitaa!!!
      Bjinhuuus... boa semana para vc também!!
      Ale

      Excluir
  4. olá
    Um livro que me marcou bastante na adolescencia e que penso ser fundamental para entendermos a sociedade brasileira é "memórias de um sargento de milicias" de Manuel Antonio de Almeida.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!!!
      Verdade, este livro é muito interessante mesmo!! Obrigada pela dica e pela visita!!!
      Abraços...
      Ale

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Románov #3

Adélia Prado

O Pequeno Príncipe - A história do filme -