"Maus: a história de um sobrevivente" - Art Spiegelman

Olá, tudo bem?

Hoje venho trazer a história de um livro que queria ler há muito tempo! "Maus: a história de um sobrevivente", escrito por Art Siegelman. A obra ganhou o Prêmio Pulitzer.

Bem, sempre fui muito interessada por histórias que falassem da Segunda Guerra Mundial, porque sempre penso em como tudo isso foi acontecer e tento entender as razões para todo aquele horror ter acontecido. É claro que muitos questionamentos vão ficar sem respostas.

Maus traz uma outra perspectiva daquela história. Além de relatar o ocorrido em quadrinhos, cada nacionalidade é representada por um animal; os nazistas como gatos, os judeus como ratos, os poloneses como porcos e os americanos como cachorros. 

Art Spiegelman conta-nos a história de seu pai, Vladek. Este já está idoso e com suas manias e doenças, mas o filho quer muito poder publicar sua história. A narrativa passa entre as conversas com seu pai, no presente, e as lembranças de Vladek, no passado. Nos é apresentado sua juventude, como conheceu Anja, a mãe de Art, a prisão em Auschwitz, até depois da liberdade dos campos de concentração. 

Toda a narrativa nos apresenta as dificuldades que os judeus passaram, as perseguições, as privações de liberdade nas ruas, as agressões pelo simples fato de serem judeus, as mortes e prisões. Também deixa claro que, após a libertação dos campos, a vida ainda foi bem difícil.

A história em quadrinhos não tira a beleza da narrativa, muito pelo contrário, nos faz ver o sofrimento das personagens. É como se estivéssemos juntos ao longo da história.

Se, assim como eu, você tem interesse por histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, Maus não deve ficar fora de sua lista.

E você, já leu Maus? Conte-nos nos comentários o que achou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Helena de Troia

São Francisco de Assis para crianças!

O que é Literatura Gótica?