Os Románov # 6

Olá viajantes!
Chegamos ao final do livro Os Románov, de Simon Sebag Montefiore, vamos falar das páginas 697 à 813.


Nesta etapa vamos focar mais na vida familiar do czar Nicolau II. Caso queira saber mais sobre como ele se tornou imperador e sua postura política e o casamento com Alix veja aqui!

Nicolau II e Alexandra tiveram 4 meninas: Olga, Tatiana, Maria e Anastácia. Porém, o desejo que viesse um menino era grande, afinal o pequeno se tornaria o futuro czar da Rússia. Já Nicolau, a cada nascimento, ficava feliz, mas Alix se sentia frustada.


Depois do nascimento de Anastácia, o casal imperial foi apresentado ao curandeiro francês Monsieur Nizier Anthelme Philippe, que passou a ser o apoio para ambos. 

Alexis engravidara mais uma vez, mas Nizier pede para que ela não consulte os médicos. Assim ela o fez. E teve uma grande surpresa.



"Quando o médico chegou para o parto. Alexandra finalmente permitiu que ele a examinasse: ela não estava, nem estivera grávida. Seus sintomas de gravidez eram o resultado dos poderes de sugestão de Philippe ou uma "gravidez molar", o desenvolvimento de um óvulo não viável que faz o útero crescer como numa gravidez."

Muitos da família começaram a se incomodar com a presença do tal curandeiro e resolveram afastá-lo do casal imperial, assim ocorreu, e tempo depois ele veio a falecer. Sem antes deixar um recado para a imperatriz: " Um dia vocês terão outro amigo como eu, que lhes falará de Deus."

Na vida da família Románov entra em cena Grigóri Raspútin, considerado um místico e autoproclamado 'santo', torna-se uma figura muito influente tanto dentro da família do czar quanto na política.

Neste período nasce Alexei, o filho tão desejado. Porém o pequeno Alexei sofria de hemofilia, e somente Raspútin conseguia acalmar o menino em suas crises e também das esterias de sua mãe, Alix. Assim, cada vez mais Raspútin se infiltrava na corte e a família tinha forte devoção pelo curandeiro.

A intimidade era tanta, que começou a surgir boatos que a czarina estava tendo um caso com Raspútin. Mas Nicolau não deu ouvidos aos mexericos e muitos familiares foram excluídos do convívio com o casal imperial.

Pra muitos, Raspútin não passava de um charlatão e  aproveitador que vivia na luxuria. Para outros, ele era um visionário e profeta. 

"Raspútin era um showman nato, como qualquer pregador evangélico. Podia não ter traquejo social, mas era impelido por uma ambição sem limites, um arguto senso do fluxo do poder e uma percepção instintiva da psicologia das cortes - dons mundanos ... O fato é que, com o passar dos anos, ele assumiu o papel de consigliere pessoal, religioso e político, ao mesmo tempo que não parava de fomentar seu poder, com ameaças e dissimulação, gabando-se de suas ligações nas altas-rodas, exibindo as cartas  que recebia da tsarina, acumulando subornos para exercer sua força e sua influência, e seduzindo algumas mulheres e até estuprando outras."

Depois de algum tempo Raspútin foi convidado a se retirar do palácio, mas não durou muito sua ausência. Alexei ficou muito doente e Alix apela para do místico. Alexei melhora e de imediato ela pede para Raspútin voltar ao convívio da família. Era uma dependência sem fim que a czarina tinha com este profeta.

"Durante e a noite recebi um telegrama" diz a czarina ... 'Deus viu suas lágrimas e suas orações', ele tinha escrito. 'O menino não vai morrer.' A febre de Alexei caiu... Fosse aquilo um milagre, o resultado da tranquilização da mãe ou o fato de a crise ter chegado ao clímax, Raspútin era indispensável."

Raspútin era odiado pelo povo e pelos nobres, com isso sua morte era certa. Ele escapou de várias tentativas, mas uma trama bem realizada deu cabo do místico. 

A Revolução Russa chegava cada vez mais ao seu ápice, mas no palácio tudo corria na mais santa paz. Enquanto o povo padecia de fome e frio, a família imperial desfrutava de regalias.

A Rússia estava um caos e cada vez mais Nicolau II era pressionado, não conseguindo mais se sustentar no trono se vê obrigado a abdicar.

"Tomei a decisão de abdicar, disse Nicolau - mas não deixarei o trono a Alexei. Cheguei a conclusão de que, à luz de sua doença, devo abdicar em meu nome e, ao mesmo tempo, no dele, pois não posso me separar dele."

O terceiro irmão de Nicolau se torna o imperador. Miguel se torna czar por um dia, pois também abdica do trono.

Neste meio tempo Lenin retorna do exílio na Suíça, faz um acordo com o governo alemão. É recebido na Rússia como um herói. Liderados por ele, soldados, trabalhadores tentam tomar o poder.

Nicolau e sua família foram detidos e levados pelos bolcheviques para fazer um suposto julgamento. Mas a família foi confinada e não imaginavam qual seria o seu futuro.


Dizem que por ordem de Lenin a família foi fuzilada, junto com fiéis serviçais e o médico da família. Seus restos mortais foram jogados num poço, dois corpos foram jogados numa cova rasa e borrifados com ácido sulfúrico. Não só a família imperial foi dizimada, familiares e parentes também foram fuzilados. "Dezoito Románov haviam sido mortos pelos bolcheviques".


Após anos, os corpos foram achados e identificados por DNA, com honras de Estado foram sepultados na Capela Santa Catarina da Catedral de Pedro e Paulo em São Petersburgo.





"Em 2000 Nicolau e sua família foram canonizados. Foi o encerramento de um capítulo, segundo o príncipe Miguel. Mas não o fim da história."




Caros viajantes, não relatamos com detalhe o fuzilamento da família, apesar de conhecer o ocorrido, foi muito triste ler, o coração se entristeceu.

Há muitos fatos e personagens nesta história, mas o texto ficaria longo e cansativo, por isso escolhemos apenas alguns registros. 

Recomendamos a leitura deste livro!


Comentários

  1. Bom dia Ipsis;

    Uma comovente história que termina com a destruição da família, tocou fundo mesmo no meu coração.Gosto do seu jeito especial de narrar, muito bom!
    Tenha um feliz dia.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Indígena

Helena de Troia

O Chamado do Cuco