Machado de Assis - Conto # 2

Olá Viajantes Machadianos!

O conto "Luís Soares", que faz parte da primeira fase de Machado, se encontra na coletânea  'Contos Fluminenses'.

Atenção: Não contém spoiler!

A personagem principal desta história é Luís Soares, e por meio dele, Machado deixa sua crítica à sociedade da época, da qual vive de aparências e futilidades.

Luís Soares, era jovem, herdou uma boa fortuna da herança dos seus falecidos pais, boêmio, trocou a noite pelo dia, e não se interessava por nada, nem mesmo em gerenciar sua fortuna e nem os avisos do banqueiro.

Porém, tudo que é bom dura pouco, assim também aconteceu com o jovem rapaz. Se viu numa sinuca de bicos, quando foi anunciado que estava na falência.

O que fazer? Luís Soares logo tentou solucionar o problema, pensou em três possibilidades. A primeira seria arrumar um emprego em algum órgão público, mas  essa opção era a menos interessante para ele. A segunda seria um bom casamento e a terceira era uma herança. Esta última seria a melhor, já que ele lembrou de seu velho tio, que não tinha herdeiros diretos.

Naquela época, casamentos arranjados e heranças era salvação da lavoura para os mais abastados. Luís Soares não pensava diferente.

Casamento estava fora de cogitação, já que a noiva mais próxima, sua prima Adelaide, era, vamos assim dizer, sem grana suficiente para chamar a atenção de Soares. Ela tinha recebido de seu falecido pai apenas 30 contos de réis, que era seu dote.

Então o jovem mancebo resolve dar um de bom samaritano e começa a frequentar a casa do tio.

Como todos nós sabemos, a vida dá voltas inesperadas. Um grande amigo da família, Major Vilela, aparece e muda o rumo da história de Luís Soares.

Quando o jovem achava que tudo estava resolvido, teria novamente a possibilidade de ter fortuna, sua prima Adelaide lhe prega uma grande peça. 

Com o golpe recebido, Luís Soares se vê em maus lençóis e toma uma atitude drástica e fatal.

Qual foi a atitude da prima Adelaide? O que fez Luís Soares? 

Deixaremos pra vocês descobrirem!

Até breve, com o próximo conto 'A mulher de preto'.

Esta leitura faz parte do Projeto Machado de Assis. Participe conosco e não esqueça de dar os devido créditos! Até breve!


  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Románov #3

Adélia Prado

O Pequeno Príncipe - A história do filme -