Uma longa caminhada até a água

Oiiii, pessoal!! Tudo bem?

Hoje vou falar para vocês de um livro com uma história muito bonita, "Uma longa caminhada até a água", escrita por Linda Sua Park.

O livro nos conta 2 histórias: a de Nya, que começa em 2008, e de Salva, que começa em 1985. As duas se passam no Sul do Sudão.

Salva tinha 11 anos quando presenciou a guerra muito de perto e precisou iniciar uma longa jornada para conseguir se manter vivo, mas longe de sua família. A narrativa mostra toda a trajetória do menino que não desistiu, pois sempre pensava em sua família e, por isso, conseguiu vencer cada dia de dificuldade.

Nya morava em uma aldeia e, todos os dias, caminhava até um lago para buscar água. Mas o trajeto só bom na ida, pois na volta o peso da água fazia com que a longa estrada ficasse mais comprida. Quando o lago secava, nos tempos de seca, sua família ia para outro lugar, para ficarem mais próximos de onde havia água. Mas, a seca também diminuía o volume de água. 

Bem, ficamos pensando, ao longo da história, como estes dois personagens se encontram, já que cada um vive em uma época diferente. Como a história é baseada em uma história real, é bonito de ver como a força de vontade de Salva pôde fazê-lo chegar onde nunca imaginou. E a mudança de vida de Nya também é algo que nos dá mais esperança no coração.

O livro possui uma leitura fluida, leve. A autora faz comentários no final do livro, em que nos conta como escreveu e alguns detalhes muito interessantes.

Deixo, então, essa sugestão de leitura.


Comentários

  1. Só a sinopse já me pareceu interessante, deve ter ótimas reflexões. Adorei a sugestão! bj

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou da sugestão!! É uma leitura muito gostosinha!! Bjus!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Románov #3

Adélia Prado

O Pequeno Príncipe - A história do filme -