A Queda para o Alto #4/27

 Olá, Caros Viajantes!

Viajamos para o Paraná, com Anderson Herzer, poeta e transexual, conhecido na Febem por 'Bigode'.

Órfão de pai e mãe, morou com seus tios dos quais o tratou com desprezo. Sua tia o ofendia constantemente e seu tio abusou dele sexualmente, devido a tanto sofrimento começou a beber ainda criança.

Sua vida era desprezo, sofrimento, pobreza, perdas e nenhuma esperança de futuro. Herzer relata sua jornada de forma poética.

Quando foi parar na Febem ele ficou conhecido como 'Bigode', na época Herzer era Sandra Maria Herzer, lá dentro assumiu sua masculinidade, começou a se vestir como homem. Em plena ditadura, ele teve a coragem de ir em busca de sua expressão.

Eduardo Suplicy teve um vinculo de amizade muito forte com Herzer, e este o considerava como um pai, e o quanto era grato por tudo que Suplicy fez por ele.

Herzer decide lançar suas poesias e biografia, com ajuda e apoio da Editora Vozes e do amigo Suplicy.  Herzer relata toda crueldade de ser um interno na Febem, os maus-tratos, torturas físicas e psicológicas.

Apesar de toda ajuda recebida, os traumas vividos o atormentava, não encontrando esperança, tirou a própria vida. Não chegou a ver o lançamento de seu livro.

Esta leitura foi dolorida!

Saiba mais sobre o Projeto 14 Bis!




Eduardo Matarazzo Suplicy (São Paulo, 21 de junho de 1941) é  economista, professor universitário, administrador de empresas e político brasileiro.






Antiga Febem/SP (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor de São Paulo), hoje com o nome Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), do Estado de São Paulo. Saiba mais Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Helena de Troia

Heidi - Clássico da Literatura Infantojuvenil

# 5 - Presente Literário