Meu Livro de Cordel #6/27


Olá, Caros Viajantes!

Viajamos para Goiás juntinho com Cora Coralina, o que dizer desta autora que, com maestria vai contando os causos e na simplicidade nos cerca de doces poesias. Assim foi ler este livro...


Sinopse:

'Meu livro de cordel' traduz a ligação obstinada e profunda de Cora Coralina com os anônimos poetas nordestinos. A literatura de cordel, enquanto gênero literário, é trabalhada neste livro em 43 poemas. Cora Coralina homenageia os menestréis nordestinos, que para ela são 'irmãos do nordeste rude'. Com a simplicidade e a sabedoria de quem teve como grande mestra a própria vida, o que, em suas palavras, justifica a autenticidade de sua poesia arrancada aos pedaços do fundo de sua sensibilidade. Aqui ela apresenta-nos a alma dos rios, das pedras, dos gestos exaustos das lavadeiras; a simplicidade da vida, do amor e da morte. Cora revela sua profunda compreensão dos seres humanos, desde os atos mais rotineiros até os atos de heroísmo, nos versos do Meu Livro de Cordel.


Das Pedras

Ajuntei todas as pedras

que vieram sobre mim.

Levantei uma escada muito alta

e no alto subi.

Teci um tapete floreado

e no sonho me perdi.


Uma estrada,

um leito,

uma casa,

um companheiro,

Tudo pedra.


Entre pedras

cresceu a minha poesia.

Minha vida...

Quebrando pedras

e plantando flores.


Entre pedras que me esmagavam

Levantei a pedra rude

dos meus versos.



Esta leitura faz parte do Projeto 14 Bis!

Comentários

  1. Maravilhosa Cora Coralina que tanto e sempre nos agrada! Linda semana!
    beijos, chica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Dia das Mães!

Quando coisas ruins acontecem as pessoas boas

Helena de Troia