Livros Premiados #3

 Olá Viajantes!

Vamos conhecer mais alguns livros premiados!


"Uma escritora encontra um ninho com dois filhotes de pombo. Por meio de uma prosa poética, o leitor compartilha as hesitações e os sucessos de uma história de crescimento e desenvolvimento. Como o próprio nome da obra diz, esta é uma história de amor, mas também de ciúme, aflição, paciência, saudade, preocupação, orgulho...

Marina Colasanti recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Infantil. Vencedor também do Prêmio FNLIJ 2014.











"Kawabata resgata valores tradicionais de seu país, fazendo da cerimônia do chá o pano de fundo para a história de Mil tsurus. Kikuji Mitani é um jovem que, durante uma cerimônia do chá, reencontra duas antigas amantes de seu falecido pai, Chikako Kurimoto e a viúva Ota, e de repente se vê profundamente envolvido com elas. Kawabata demonstra, mais uma vez, seu profundo conhecimento da antiga cultura de seu país e enaltece a importância da arte oriental, representada nas cerâmicas seculares do ritual do chá."

Consagrou o escritor japonês Yasunari Kawabata com o Prêmio Nobel de Literatura em 1968.





"O homem invisível é a história de um jovem negro que sai do sul racista dos Estados Unidos e vai para o Harlem, em Nova York, nos primeiros anos do século XX. Com o passar do tempo, entre experiências frequentemente contraditórias, o protagonista conhece um mundo muito diferente daquele que idealizara. Invisível para brancos racistas, e também para negros radicais, ele deseja apenas ser como é, e não um “homem invisível”, onde todos veem o que o rodeia e não a ele próprio. • Por causa deste livro, a expressão “homem invisível” tornou-se uma metáfora da situação do negro na sociedade americana."
Ralph Ellison ganhou o National Book Award , considerado o mais importante prêmio literário dos Estados Unidos.






"Maria Campos. Este era o nome completo da mocinha do interior de Minas Gerais. Pouco, pensava ela. Principalmente se comparado ao da amiga Valentina Vitória Mendes Teixeira Couto. Faltava-lhe o sobrenome do pai, já que fora concebida em uma circunstância trágica. Mas o que pode representar de fato um nome? Valentina, a quem Maria no princípio achara meio enxerida, e que acabou por se tornar uma grande amiga, sabia de cor o significado de todos eles. Da situação adversa, Maria tirou a ideia que a colocaria em uma sequência de aventuras: adotaria em cada lugar por onde passasse uma personalidade que correspondesse ao sentido do nome escolhido. Este é o enredo do livro de Stella Maris Rezende, com ilustrações de Laurent Cardon e uma participação especial do ator Selton Mello, que não apenas faz a apresentação, como também aparece na história como referência afetiva para a personagem principal.A obra fala da vida em uma fase de transformações, cheia de descobertas e desafios."

Stella Maris rezende recebeu o Prêmio Jabuti, nas categorias Livro Juvenil e Livro do Ano.


Boas leituras!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# 18 Presente Literário

Adalgisa Nery

# 19 Presente Literário