Machado de Assis - Conto # 6

Olá Viajantes Machadianos!

O conto 'Linha Reta e Linha Curva', pertence ao livro Contos Fluminenses! Vamos para mais uma aventura Machadiana!

Atenção: Não contém spoiler!


Neste conto, Machado de Assis nos apresenta o casal Ernesto Azevedo e Adelaide, que estão há três meses casados e felizes.

O jovem casal recebe a visita inesperada de Tito,  amigo de infância de Ernesto. E acaba por hospedar-se ali mesmo, por insistência de Ernesto.

Tito é um rapaz alegre, cativante, de boa prosa, um solteirão convicto e que deixa todos curiosos por saber, qual a razão de não querer viver as experiências do amor.

Como o casal sempre recebe amigos em sua casa, a visita da jovem viúva Emília chama atenção de Tito, e assim começa um jogo de sedução.

Emília não vem sozinha, junto com ela vem seu admirador e enamorado Diogo, já na casa dos 50 anos.

Em certo momento, a conversa pende para o desinteresse de Tito pelo amor. Ele mesmo diz que tal sentimento existe, mas não tem vocação para tal. Até dá várias razões para não conseguir essa façanha, diz que não é bonito, que é desprovido de curiosidade e paciência, que todo amante deveria ter.

Todos ficam intrigados com a fala de Tito, Emília conta a Adelaide, que deseja pregar uma peça em Tito, fazendo com que ele se apaixone por ela, assim como no passado ela "vingará" as mulheres e conseguirá contradizer o discurso do rapaz.

Tito em determinado momento conta para Adelaide e Ernesto, o verdadeiro motivo de não querer amar. No passado se apaixonou por uma bela mulher, da qual o rejeitou com tamanha frieza e, desde então, prometeu a si mesmo nunca mais amar.

Emília põe seu plano em ação, porém desperta ciúmes no seu enamorado admirador. 

Diogo, desolado de ver sua amada interessada em outro, vai até a casa de Adelaide e conta da sua dor e desespero. Adelaide, com pena do amigo, acaba por contar a verdade, dizendo que tudo não passava de uma armação. Feliz da vida Diogo retorna para casa, confiante que em breve conquistará o coração de sua amada.

Mas, o  que a amiga de Adelaide não esperava era realmente ser apaixonar por Tito. Nessas manobras que Emília se propôs, ela mesma acaba por sofrer as consequências. Porém, essa história tem tudo para acabar bem, ou quem sabe... não! Emília resolve viajar e Diogo irá em breve encontra-la, mas o coração fala mais alto, e a amiga de Adelaide resolve tomar uma atitude inesperada.

E por fim Tito revela quem foi a mulher que conquistou e machucou seu coração!

Neste conto, o autor deixa claro o ponto central da história que é o Amor. Vemos também traços da elite carioca através de Ernesto, que é um homem afortunado, tem um bom emprego e muito feliz com sua esposa Adelaide.  Desta vez não vemos a mulher idealizada, mas sim o homem como o centro do mundo, seus pensamentos racionais e a presença da verdade individual.

Nos vemos em breve com o conto Frei Simão!


Este conto faz parte do Projeto Machado de Assis, saiba mais aqui!


Boas Leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Indígena

Helena de Troia

O Chamado do Cuco